Marcadores

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ZÉ DO PRATO: O PAI DA MATÉRIA DOS RODEIOS

HISTÓRIA - Infelizmente  as montarias das festas de peão boiadeiro ficaram em segundo plano e poucas pessoas comparecem nesses eventos para vibrar com os campeonatos e torneios de peões.
Hoje esse tipo de festa popular são apresentadas em quase todas as cidades brasileiras. O público aparece para assistir os shows musicais e nem presta atenção no locutor de rodeio, os imitadores do Zé do Prato, o pioneiro e pai do "seguuuura, peãããão!".
O sucesso do rodeio no Brasil começou com a criatividade do locutor Zé do Prato que com sua simplicidade conquistou o povo brasileiro e através da sua narração foi um dos mais requisitados nos rodeios em todo país. Naquele tempo o som era precário e as músicas de fundo eram gravadas em fita K7.
Zé do Prato tinha por costume abrir o rodeio com a oração da Ave Maria e emocionava os presentes com seus versos de improviso.
José Antônio de Souza, o “Zé do Prato” nasceu na cidade paulista de Regente Feijó e faleceu em 27 de janeiro de 1992 em Piracicaba.
Você pode visitar o Museu Nacional Zé do Prato, em Charqueada, na região piracicabana.


DETALHE: Vovó Donalda conta que o nome Zé do Prato surgiu quando participava da fanfarra da escola. Como tocava prato, e tinha outros alunos de nome José, recebeu esse apelido para facilitar a identificação.

Nenhum comentário: